quarta-feira, 13 de maio de 2009

sabedoria e subversão femininas


desenho da ilustradora argentina ana laura perez


...o poder não acolhe bem o desafio. sempre houve e sempre haverá instituições, estruturas e sistemas arraigados que resistem à mudança, que punem a discordância e a inovação, conta a freira Mônica Weis,de Nova York, num depoimento no livro A Sabedoria das Mulheres (editora Objetiva).
“Num dos documentos da congregação das irmãs de São José há uma afirmação que nos define como “mulheres que ousam empreender tudo”, o que entendo como “mulheres ousam ir aonde ninguém esteve antes.”
...o dom especial que as mulheres tem é o de oferecer uma alternativa aos modos de pensar predominantes, insistir no exame da dimensão humana das coisas, na dimensão ética, na dimensão planetária.

"meu maior problema quando eu era jovem era nunca me permitir ser um ser humano: eu estava muito mais ocupada em fazer do que ser.eu achava que quanto mais ocupada estivesse, mais plenamente eu estaria vivendo, mais completamente eu estaria abraçando a vida.você tem que ter sucesso na vida – é o que todo mundo diz. acho que essa afirmação vem dessa peculiaridade da cultura americana em que vivemos, da idéia de que não somos nada exceto o que fazemos – o medo inconsciente de que caso eu pare, talvez não haja nada por dentro
...na juventude tentamos fazer do mundo nossa ostra, modelá-lo conforme nossos ideais, carências, desejos,ambições.
à medida que amadureço venho me desinteressando cada vez mais da vontade de modelar o mundo; estou muito mais interessada em interagir com os ritmos dele, sabendo que fazem parte dos meus ritmos.Buda disse que você não tem que ser nada, você tem apenas que estar consciente, estar acordado."
o título do capitulo dedicado ao depoimento dela é subversão.
"somos tão interligados que qualquer coisinha que façamos tem um impacto. novos modelos são possíveis e estão acontecendo."




Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails